Contar o acervo, desiste assim tão fácil?

contar o acervo

Muitas lojas gostariam de largar do bloquinho de contratos e automatizar seu processo de aluguel de roupas.

  • Fazer o preenchimento automático de contratos de aluguel.
  • Manter uma lista de clientes.
  • Poder controlar o caixa da loja, recebimentos, pagamentos e etc…

Porém, uma dificuldade que muitas lojas encontram é de ter tempo para fazer um levantamento e contagem das roupas que tem no acervo.

Realmente, são tantas peças e tipos que muitas vezes só de pensar no trabalhão de contar, etiquetar e cadastrar no sistema, muitos acabam desistindo de implantar software na loja.

É um trabalhão.. mas é necessário!

Confira abaixo os benefícios que você terá em não desistir de organizar sua loja:

1 – Hora de Organizar tudo!

Se você ainda não organizou os produtos da sua loja, agora é o momento.

Ao parar para observar, contar e categorizar os produtos da sua loja, vai possibilizar saber quais os produtos estão com qualidade, quais os produtos que precisam ser trocados ou descartados.

2 – Analisar seu plano estratégico!

Sua loja é focada em qual tipo de roupa? Todos? Não é raro lojas começarem os trabalhos com apenas um tipo de roupa e com o tempo vão adicionando ao seu acervo outros tipos de roupas e acessórios também. Por Exemplo: Uma loja que começou a trabalhar com vestidos de noiva, com o tempo poderá adicionar ao acervo vestidos de festa  e depois ternos talvez. Isso está no seu plano? Sim ou Não?

Ao analisar seu acervo você saberá se precisa adequar suas compras ou descartar produtos que já não são mais de interesse da loja. São decisões que você só pode tomar por analisar seu acervo e compará-lo com o seu plano estratégico.

3 – Codificar as roupas para rastrear o uso dos produtos!

Lojas que não tem um acervo organizado, conhecem seus produtos somente pela noção de quantidade de aluguel. Por exemplo: Uma atendente que mostra vestidos de noivas todos os dias para clientes interessadas, pode saber pela experiência quais vestidos costumam agradar mais.

Acontece que nem sempre é a atendente que efetua as compras de novos vestidos. Então Como saber o desempenho de um determinado tipo ou estilo de roupa?

Ao Categorizar e codificar as roupas do seu acervo e usar um software de gestão, você conseguirá armazenar todos os dados referente ao uso da roupa, assim você conseguirá levantar informações importantes sobre o estilo de roupa que tem um bom desempenho em alugueis e qual estilo não tem um bom desempenho.

4 – Usufrua os benefícios do acervo organizado.

Após organizar e conhecer bem o seu acervo, você terá melhores condições de adaptar seu plano estratégico caso seja necessário. E também você poderá dar início ao uso de um software de gestão para e efetuar controles importantes e tomar melhores decisões para sua loja!

A Experiência prova que a maior demanda de trabalho na implantação de um sistema de gestão é no cadastro e organização das roupas.

Depois dessa fase, é só manter o uso constante do sistema para armazenar informações úteis que vão ajudar na tomada de decisões fundamentais para atingir os objetivos listados no plano estratégico da loja.

Por isso, não desista de organizar sua loja!

Encare o levantamento do acervo como uma jornada de reconhecimento da sua loja, pois assim você vai conhecer cada vez melhor tanto sua loja quanto o seu produto!

No vídeo abaixo você pode conferir 2 dicas importantes para agilizar o processo de implantação do sistema Dev LocaRoupas na sua loja:


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