Sucesso e fracasso na implantação

O projeto LocaRoupas está disponível no mercado desde 2010, começamos com uma versão super básica, bem simples, tinha apenas cadastro de clientes e geração do contrato de aluguel com a possibilidade de customizar.

colocamos para download no site superdownloads.com.br na época, vendíamos licenças permanentes do programa. Com o tempo vimos a necessidade de alterar a forma de trabalho para assinatura, pois o contato com as necessidades das lojas ficou cada vez mais nítido que precisávamos implementar outras funcionalidades e relatórios no sistema.

Lojas abriram e fecharam, outras abriram e continuam até hoje mesmo nesta crise do covid-19, o que fica claro para nós e a diferença entre o sucesso e fracasso no uso de um sistema na loja.

Fracasso

A participação de um gerente/proprietário no dia a dia da loja é fundamental. A maioria das lojas que vimos fracassar no uso de um sistema foram lojas que tinham gerentes/proprietários ausentes nos processos internos, ou seja, que não participavam ou não tomavam as decisões de como as coisas deveriam acontecer. Tudo, absolutamente tudo, era deixado nas mãos de funcionários esforçados e competentes que, em pouco tempo, se viam estressados e na primeira oportunidade de trocar de emprego, aproveitavam.

Nós fornecemos o sistema, o suporte a dúvidas, o treinamento mas cabe a loja aproveitar os recursos. Entender como o sistema funciona e compará-lo com o processo interno da loja e fazer os ajustes necessários para adaptar-se são decisões que somente um gerente/proprietário pode fazer. Deixar isso nas mãos dos funcionários é dar um tiro no pé e remar contra a correnteza.

Vi loja que o proprietário contratou funcionários e disse pra eles trabalhem e ficava o dia todo fora da loja, deixava tudo caixa, financeiro, atendimento ao cliente, pagamento de despesas… Quando o funcionário trocou de emprego, o proprietário não sabia exatamente nada sobre o seu próprio negócio, nem que sistema usava.

É difícil aprender

Aprender dói, toma tempo, requer esforço. Assim como toda e qualquer outra atividade, já ouvi de funcionários:”faz isso pra mim que não tenho tempo de ver vídeos”,”fui contratado ontem e não sei cadastrar roupas, preciso disso rápido para poder alugar, não tenho tempo de ver vídeos”.

Características de empresários ausentes: colaboradores confusos, perdidos e pressionados. Consequência: alta rotatividade de pessoas, processos confusos e estresse, muito estresse.

Sucesso

Nas lojas de sucesso, vimos um cenário diferente. Proprietários/gerentes comprometidos com o processo interno da loja, tomam decisões, orientam os colaboradores. A maioria deles faz primeiro o curso de implantação, entendem como o sistema funciona e decidem como vão usar na loja e então orientam/treinam os colaboradores.

Em lojas assim, recebemos chamados de suporte técnico de funções e processos padrões do sistema, nunca recebemos chamados de colaboradores solicitando acesso administrativo, por exemplo.

Essas lojas nunca ficam na mão de um colaborador que amanhã troca de emprego e leva consigo todo o conhecimento e experiência adquirido sem deixar nada na loja.

Desde 2010 essa é a maior diferença que vimos entre lojas de sucesso e fracasso no uso de um sistema de gestão.

O Sucesso é uma jornada ao conhecimento

Acesse gratuitamente o nosso curso de implantação do Dev LocaRoupas e saiba como usar na sua loja:

https://locaroupas.com.br/cursolocaroupas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com