Quem escolhe o sistema da loja?

escolher

Talvez a pergunta deva ser “Quem deveria escolher o sistema da loja?”, essa pergunta é importante pois é muito comum acontecer a seguinte situação:

O Empresário(a) investe uma grana enorme para abrir sua loja, comprar roupas e acessórios, Decorar todo o ambiente e contratar funcionários.

Depois disso tudo, alguns pensam “Bom, já fiz minha parte, agora trabalhem porque eu quero dinheiro.”

Então o(s) funcionário(s) ficam com o trabalho de atender os clientes, preencher os contratos de aluguel, receber pagamentos, muitas vezes efetuar pagamentos também.

Ao Atender os clientes, o funcionário(a) ainda precisa encontrar uma forma de controlar os alugueis, dai ela vai e compra uma agenda e assim começa todo um re-trabalho de buscar nas agendas de cada roupa a disponibilidade delas.

Isso sem falar no estresse que é lidar com algun(s) clientes que gostam de complicar com tudo.

Assim, no estresse o funcionário busca um sistema para a loja e faz a escolha daquele que é mais fácil e pronto.

Isso está certo? Talvez sim, mas vamos analisar algumas questões importantes.

Todo o empreendimento possui três pilares fundamentais:

  • Produto/Serviço
  • Processo
  • Pessoas

Então como está a sua loja nessa questão?

Produto/Serviço:
Você,empresário, aluga Roupas/Acessórios para eventos, correto? Isso já está bem claro tanto para você quando para o objetivo da sua loja.

Pessoas:
Você, Empresário, contratou pessoas para trabalharem na loja. Provavelmente você fez um processo de seleção, buscou pessoas com os talentos e competências necessárias para trabalharem com você, assim você tem um Time eficiente.

Processo:
E agora? Como está o processo interno de gestão da sua loja? Como as coisas estão ocorrendo? Se algo pode ser alterado, simplificado só tem uma pessoa que pode decidir. Seu funcionário? Não, você!

Afinal a loja é sua, você é a pessoa que mais deve estar interessada no bem estar e na melhor performance possível da sua equipe, do seu produto e do seu processo!

Então, porque você deixa na mão do seu funcionário uma decisão que deve ser sua?

Você sabe o grau de maturidade da sua loja?

Sim, as lojas possuem grau de maturidade, hoje as suas necessidades são básicas, amanhã as suas necessidades serão avançadas.

Tudo vai depender do seu planejamento estratégico!

As lojas que tem o melhor desempenho são aquelas em que o proprietário está sempre presente acompanhando o andamento da loja.

Somente assim ele vai conhecer sua equipe, saber quem desempenha bem em qual função e quem ele poderá contar para determinados processos e quem ele não poderá contar.

De modo que a resposta para a pergunta: “Quem deve escolher o sistema da loja?” é:
Você empresário!

Ao analisar qualquer sistema pergunte-se:

  • O processo estabelecido no software atende minha necessidade?
  • Será que se eu fizer uma pequena adaptação no processo da minha loja para usar esse sistema, eu vou ganhar mais performance?
  • Eu sei o que eu quero para o futuro da minha loja, será que esse sistema poderá me atender tanto agora, quando no futuro?

É muito comum funcionários escolherem o sistema da loja porque:

  • é o mais bonito
  • é o que dá menos trabalho para usar
  • é o que eu não preciso estudar

E também não é raro o sistema que atende esses requisitos, também ser o mais incompleto.

Então no futuro, quando a loja tem outras necessidades que o sistema não atende, terá que trocar de sistema e ter todo o re-trabalho de implantação.

Portanto, independente do sistema que você irá escolher para sua loja, por questões estratégicas a pessoa mais qualificada para a escolha é você Empresário/Proprietário/Gerente.

 


Ainda não instalou o Dev LocaRoupas?

Avalie grátis nosso sistema de gestão específico para lojas de aluguel de roupas, além de contar com os benefícios citados ainda poderá contar com muitas outras oportunidades de gestão para seu negócio!

btnTestegratis

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com