Olá Prezados!
Uma dúvida muito corrente na utilização do programa LocaRoupas é a duplicidade de cadastros de clientes. Na hora de efetuar o aluguel você vai buscar pelo nome do cliente e aparecem vários nomes iguais, e agora?
A causa recorrente desse problema é a falta da informação no campo CPF/CNPJ do cadastro do cliente. Algumas lojas optam por não solicitar o número do documento ao cliente, para evitar constrangimentos.
Porque é importante?
É muito importante manter o cadastro de cliente o mais completo possível e, embora alguns clientes não queiram informa o CPF/CNPJ é importante informar que o aluguel da roupa é um processo comercial regido por um contrato que contém clausulas de Locação, como qualquer outro contrato, é importante que sejam informados tanto os dados do cliente quanto os dados da loja, para a segurança e seriedade de ambas as partes.
Dessa forma o Locaroupas vai ajudar a validar números de CPF/CNPJ duplicados no sistema, quando um novo cliente for cadastrado no sistema, se já existir um cadastro que utilize o mesmo CNPJ/CNPF o sistema vai acusar e não vai deixar prosseguir o cadastro. Assim, evitamos cadastros duplicados no sistema.`
Configuração:
Mesmo assim pode ser que você deseje desativar essa funcionalidade ou se o seu LocaRoupas não está validando CPF/CNPJ duplicado pode ser que você deseje ativar essa função. Para ativar a função de validação do CPF/CNPJ acesse o Painel de configurações do sistema e ative as configurações:
-
Configuração 40 – Validar CPF duplicado:
-
No Cadastro de Clientes, validar se já existe outro cadastro com o mesmo CPF, se existir não permite continuar o cadastro. SIM = 1 NÃO = 0
-
-
Configuração 41 – Campo CPF Obrigatório no cadastro de clientes:
-
Tornar campo CPF obrigatório no cadastro de clientes. Não deixa salvar o registro com CPF em branco. SIM = 1 NÃO = 0
-
Importante estar logado como Administrador.
Grande abraço!
ótima semana!